terça-feira, 14 de julho de 2015

POR CAUSA DE UM DESENHO SOBRE O LINCHAMENTO..

Após publicar desenho sobre linchamento, chargista é atacado nas redes sociais

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Chargista foi atacado por imagem que criticava linchamento

O chargista Rafael Limaverde, do jornal O Povo, foi atacado nas redes sociais por uma charge publicada na última quinta-feira (9/7). A ilustração mostra um diálogo entre duas pessoas que observavam o linchamento do suspeito de um crime. 
 
No diálogo, um dos homens diz: “Eita!!! Um SUSPEITO apanhando!” e o outro completa: “... e um bando de ASSASSINOS batendo”. Depois da repercussão do desenho nas redes sociais, o chargista virou alvo de críticas. "O desejo de vingança e os desmandos de uma Polícia e justiça inoperantes tem provocado um sentimento perigoso em nossa sociedade, onde matar passa a ser legítimo", disse ele ao O Povo.
 
A charge se refere ao linchamento ocorrido no último dia 6 de julho, em São Luís (MA), que deixou morto o homem identificado como Cleidenilson Pereira da Silva, de 29 anos. Ele não tinha passagem pela Polícia e foi agredido junto com um adolescente de 17 anos, após suposta tentativa de assalto em um bar. 
 
"Não quer ser linchado, não vá roubar, matar, estuprar", escreveu um dos internautas contrários à charge. Outros reforçaram a defesa ao linchamento, com frases como "tem que matar mesmo" e "eu bateria do mesmo jeito". 
 
O sociólogo Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (Covio) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), avalia que os ataques em redes sociais são um reflexo da dinâmica social. "Na mesma proporção que o debate dos direitos sociais e questões de gênero avança, aumenta a exposição de reações contrárias, refletindo o conservadorismo de parte da sociedade”, disse.
 
O professor citou ainda a questão dos crimes cibernéticos, que aos poucos, tentam coibir e punir os responsáveis por comentários racistas e preconceituosos. "No caso da jornalista Maria Júlia Coutinho, há uma investigação em andamento, porque o racismo já é crime. É preciso avaliar quando a opinião extrapola e se transforma em uma agressão, é uma linha tênue", disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário