quarta-feira, 22 de abril de 2015

A MEDICINA CUBANA.

Publicado em 20/04/2015

O médico cubano que costurou
a mão de um pescador

Ás margens do Rio Negro


O Conversa Afiada reproduz do Estadão artigo de Milton Hatoum:



Um médico-leitor nos confins – por Milton Hatoum*




Pescamos aracus e oranas, e devolvemos às águas do Negro os filhotes de matrinxã e piranha-caju. Se fossem piranhas crescidas, dariam uma deliciosa caldeirada com pirão apimentado.

As crianças, impressionadas com as piranhas, perguntaram se eram perigosas.

“Assim miudinhas, não”, disse Absalão. “Quer dizer, se tiver sangue na água, aí até essas miúdas atacam.”

Já escurecia quando guardamos os caniços; depois Absalão foi limpar os peixes. Nosso barco estava atracado numa ilha do Negro, uma das centenas de ilhas que surgem no verão e sobrevivem até março ou abril, quando são cobertas pela enchente e o rio torna-se um mundo de águas escuras e nem sempre espelhadas.

Só às oito da noite vi na popa do barco um rastro de sangue que sumia na escadinha que conduz ao porão das máquinas. Desci para saber o que tinha acontecido.

“Tava amolando as facas e vacilei”, lamentou Absalão.

Vi na mão esquerda do pescador o corte em cruz, profundo, que sangrava muito. O posto de saúde mais próximo da ilha ficava numa vila que visitei há mais de 20 anos, e à qual não havia retornado.

Absalão, teimoso, quase intratável, só decidiu viajar até o posto da Vila porque o sangue não estancava na mão enfaixada. Entramos no bote de alumínio, motor pequeno, e navegamos em direção da Vila. O pescador me indicava a rota, pois eu estava totalmente perdido na escuridão do rio, que se confundia com a noite densa. No meio da viagem, a luz do luar revelou o estirão branco da Praia Grande, e numa elevação próxima à margem surgiram as cruzes de um pequeno cemitério. Luzes esparsas piscavam na floresta como se fossem vaga-lumes; mais de uma hora depois, atracamos na Vila, onde os moradores se reuniam nos bares para comemorar o ano novo. O som de uma música tecnobrega vinha de um galpão distante, e na varandinha de uma casa de madeira, dois curumins manuseavam um aparelho com jogos eletrônicos.

O posto de saúde estava fechado. Absalão sugeriu que fôssemos à casa do médico.

“Tem um médico na Vila?”, perguntei, surpreso.

Um homem silencioso e discreto destrancou a porta do posto, limpou a mão ferida do pescador, deu 15 pontos no corte em cruz e fez o curativo. Depois, preencheu uma ficha e falou pela primeira vez:

“Absalão? É esse mesmo o seu nome? É o título de um livro fabuloso”.

Pelo sotaque notei que o único médico daquela região do rio Negro era estrangeiro.

“Cubano”, ele disse. “De Camaguey, bem no centro da ilha.”

Não conversamos sobre medicina nem política, mas sobre literatura, pois o cubano era um excelente leitor. Ele disse, com a modéstia de um ser insular, que na literatura cubana havia alguns narradores e poetas legíveis. Mas o nome do pescador nos levou ao romance de Faulkner, cuja obra o médico conhecia e admirava. Conversamos sobre Absalão, Absalão! e a tragédia da família Sutpen, que, de algum modo, é a tragédia do Sul dos Estados Unidos. O médico se lembrava de vários personagens, das cenas mais escabrosas e delirantes, de frases que expressam a estranha e poderosa poesia desse grande romance norte-americano.

O outro Absalão, pescador, nos ouvia com interesse e, de vez em quando, examinava o curativo que cobria sua mão. Enquanto o médico comentava a ficção de Faulkner, eu pensava no poder da literatura, capaz de desarmar os mais ferozes gladiadores da arena política. Diante de um médico-leitor culto, percebi que a medicina social e a literatura eram suas grandes paixões. E não pude deixar de citar dois grandes médicos-escritores brasileiros, Pedro Nava e Guimarães Rosa, ambos cultíssimos, sendo que o primeiro exerceu sua profissão até pouco antes de morrer. Pensei: o estudante de medicina que ler Baú de Ossos será mais do que um médico…

Às dez e meia, eu e o pescador saímos da Vila e regressamos à ilha no rio Negro; o vento e o pequeno motor retardaram nossa viagem de volta. Nos arredores da Praia Grande, um barco tosco e iluminado passou perto do nosso bote, emitindo uma algaravia alegre, que rompeu o silêncio e a solidão noturnos. E quando deu meia-noite, vimos as luzes do nosso barco, atracado na ilha ainda distante.

Ouvi a voz de Absalão: “Vocês conversaram sobre um romance ou sobre a bíblia?”.

“Sobre um romance mais ou menos inspirado numa personagem bíblica”, eu disse. “Histórias inventadas, Absalão. Tu sabes a origem do teu nome?”

“Mais ou menos”, ele disse. “História e nome é tudo doido…”

Não pude ver a expressão do rosto do pescador, que virou o rosto de lado e ergueu a mão costurada na noite que ventava.

* Publicado originariamente no jornal O Estado de São Paulo de 10 de abril de 2015



Leia também:


Mais Médicos zera mortalidade infantil no Piauí



Mais Médicos: opositor é denunciado por fraude em sistema de Saúde




Comentários

  • Grande Milton! E pensar que Cassio Cunha Lima e Aloisio Nunes, pensaram na possibilidade de colocar no senado projeto(querendo acabar?) questionando o Programa Mais médicos! Eis aí, talvez, todo ódio tucano!
  • jose magno
    Eu só queria dar a mais nova noticia de Cuba;os médicos cubanos , não so costuram mãos, mas tambem pesquisam e acabam de descobrir a cura do vite ligo, espalhem;
  • Gilberto de Oliveira
    O romance Absalão, Absalão! já está relançado nas livrarias. Recomendo.
  • Joao Batista-S Jose
    Quando a elite Brasileira deixar de ser egocentrista e olhar os absalão com os olhos do médico Cubano, teremos um Brasil melhor.
  • Nilson
    Em Cuba tem 12 milhões de habitantes e a Globo não encontra nenhum Cubano que defende o regime castrista, e mostra a caderneta de racionamento socialismo. Isto é incrível.
  • revenger
    O PiG noticiou que um balão tinha caído na Cantareira: “ainda bem que ele já estava apagado!”
  • nadja rocha
    Obrigada pelo texto,muito tempo que não conseguia chorar.
  • Marcos Aurélio matarazzo dos reis
    Parabéns yacov
    • Yacov
      Hoje não é meu aniversário, mas obrigado, ó pá !!
      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • Pelika
    Longe de algum Merval e da Academia Brasileira de Letras, Deus continua a abençoar os verdadeiros caminheiros. Parabéns pelo texto, ganhei o domingo!
  • A resposta da Grobo vai ser o elogio ao Dr. Ronaldo Caiado, Dr. Alckmin ou Dr. Mengele?
  • Yacov
    ‘Ò pá’, porque é que tu não crias um mecanismo para a gente dar um LEGAL para os comentários legais que lê no blo !?!?!? Sem adotar o FACEBOOK, por favor, porque eles estão censurando os comentaristas pró-Governo, DILMA, BRASIL e PT na internet, daqui a pouco nos blogs onde se usa o FACEBOOK só vai ter coxinha. Fica a sugestão. Abs.
    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
    • Oscar Müller
      Seria ótimo, mas é preciso ter ao lado do “gostei”, também a opção do “não gostei”, ou a ferramenta será tão pouco democrática quanto o facebook.
      • Yacov
        O ‘não gostei’ será aferido pelo baixo número de ‘gostei’.
        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • Antonio Sebastião Falleiros
    É disto que “cochinhas” e “revoltados on line” têm medo!!!
  • FALSO CARDOSO SERRA DAS NEVES
    Coxinhas, a direita, os partidários da UDN, os que querem o impitiman, os que tem horror ao que é brasileiro, os que querem ir para miami, tem pavor ao atendimento médico.
    Só quem gosta são os brasileiros em local onde nunca o Fernando Henrique Cardoso colocou um médico sequer.
    Ah, em tempo, o FHC é do PSDB.
  • Antonio Ferreira
    Bela história…e com uma narrativa dessas…é pra ser livro de cabeceira…
  • Paulo S.
    Bessinha, nessa charge do “AÉCIO AEGYPTI” você se SUPEROU…..quáquáquáquáquá……
  • Marcos
    Uma bela história. Nas viagens a trabalho tenho encontrado inúmeras pessoas falando espanhol nos aeroportos. Tenho certeza que são os médicos cubanos, perfeitamente adaptados ao nosso convívio. Qualquer dia puxo assunto!
  • Giusepe
    PHA, obrigado por repercutir essa história, isso é muito real para mim, que tive um pai, amigo, guru, e companheiro de pescaria. Saudoso Julião……que saudades de tu meu velho…….viajei junto naquele barco, e de quebra encontrei no caminho um salvador de vidas, um médico culto e humanista….que saudades dos tempos de outrora…….
  • Ray Silveira
    Os médicos cubanos leem Faulkner. Mas não só. Será que existe alguma diferença entre os doutores que curtem Literatura e os que por ela não se interessam?
  • julio
    Olá PHA, a literatura sempre trará informações que o PIG jamais refutará, principalmente quando escontrarmos autores com A (maiúsculo), como o Hatoum, comprometidos com o oficio. Este é daqueles que irá contar a verdade, mesmo que por meio de metáforas se precisa. Por isso, como relatei aqui e não foi publicado (por quê eu nao sei), que eu mantenho assinatura de finais de semana em dois braço s do PIG (Folha e Globo). Pois contra a literatura eles não poder nenhum para altera ou manipular. Isto nao so no Brasil mas no mundo afora , por exmplo Herta Muller a romena de origem alemã, ganhadora do Nobel de Literatura. Viva os escritores brasileiros a
    serviço da verdade. Viva o Milton Hatoum!
  • Manoelito Guedes Maia
    Como são bons esses médicos. Viva Dilma.
  • CARLOS
    Gostaria de fazer uma correção no comentário: “o texto correto seria 5 bilhões em 2005, passando a 113 bilhões em 2015.”
  • salete cesconeto de arruda
    E a globo ainda vai continuar ENGANANDO bobos sobre Cuba?
    Tem dúvida?
    Vai falar com o povo e vê o que é DIGNIDADE.
  • José Sabino
    PHA e Internautas,
    A ‘direitosa’ tem uma intelectualidade agudíssima: 99% dela não sabe que trabalha para o império do north; 1% sabe. E racha o bico de tanto ganhar dinheiro. Para engambelar os demais. Vide o caso do general amaury kruel…
  • Antonio
    a folha de são Paulo é tão ordinária que outro dia destes ela publicou que agora com o fim do embargo americano, os americanos estão programando turismo médico para cuba.
    Será que em algum idioma essas duas palavras aparecem juntas?
    “Turismo Médico”
    Não seria mais honesto e verdadeiro ela publicar que os americanos se programam para irem para cuba fazer tratamento médico?
  • Sergio Silvestre
    O medo dos americanos é ter ido por água abaixo quase de 50 anos de propaganda enganosa sobre Cuba.
  • osmar fernandes de moraes
    um curso de medicina a não ser da faculdade pública a mensalidade gira em 10.000.00 por mês logo percebe-se quem pode pagar este valor só pode ser a elite apesar que tem pobre que através do pro uni e outros programas implementado pelo governo trabalhista possibilitou o pobre estudar então penso a elite que se forma logo já vai trabalhar no seu consultórioi nos jardins Morumbi e ai vai mesmo assim ainda temos reacionarismo contra o mais médicos por isso nem médicos para o povo este sistema facista ainda quer boicotar
  • b Maria Ângela Siqueira Dias
    Quem só decora músculos e ossos torna-se incapaz de perceber os seres humanos como pessoas e de reconhecer a relação entre médicos e pacientes de forma igualitária.
    São aqueles que olham o paciente com olhar prepotente, inibindo-o,. dificultando até o tratamento. São os que só sonham com o dia em que terão um carro último tipo e morarão numa cobertura, de preferência bem distante daqueles ” párias” (pacientes) que só os enojam
  • olyrio izoton
    Bessinha, essa foi Dilmaisss!!! Aécio aegypti kkkkk
  • Todo ser humano tem sensibilidade para se perceber universal e isto se vê em Absalão, o pescador diante do médico e do escritor. Meu dia será bem bonito depois desta leitura.
  • Grande lição! Bem longe dos valores pregados pelo PIG: odio do outro, calunia e individualismo.
  • elza sonia duarte alencar
    adorei !! os medicos cubanos são censiveis educados consientes do seu papel de cidadania, tenho grande respeito, por estes povos que lutãor pelos seus ideais, meu sonho e conhecer a Ilha Cubana
  • totonho
    Os médicos cubanos leem Faulkner, os médicos coxinhas brasileiros leem Paulo Coelho.
  • Lindo demais, num mundo dominado pelos americanos sem causa, ou melhor, em causa do tudo por dinheiro, ter conhecimento de fatos como este valem muito mais que milhões e bilhões, e nos deixam aliviados, e com esperança de que nem tudo está perdido.
  • Luiz
    E ainda tem um bando de facínoras do PSDB que quer acabar com o Programa Mais Médicos. Á frente dessa barbárie, o senador paraibano, Cássio Cunha Lima, que ganhou na “justiça” seu mandato.. Acorda Brasil…!!!
    • JOAO DE PAULA
      Sera que o povo brasileiro, ainda nao entendeu, que o que esse p s d b quer e, voltar o passado, quando morriam quase 500.mil pessoas de fome e, doencas causadas pela desnutricao? Eh!!! isso nao faz muito tempo: APENAS 12 ANOS! JPDAVOZ.
  • Roberto Guimarães
    Tivesse o país um governo da direita, um corte no dedo fatalmente não teria atendimento médico no interior do Estado do Amazonas. É essa visão do social que provoca o ódio na direita. Eles não conseguiram assimilar, até hoje, o porque de se colocar médicos no interior do país e nas periferias das grandes cidades. É preciso dizer-lhes que o motivo não foi o de buscar votos, pois esses o PT já possui. O motivo foi fornecer assistência a uma população antes tratada como invisível.
  • marizete ribeiro
    Essa história maravilhosa nos dá a certeza de que a medicina precisa da literatura para se humanizar, pois uma boa estória ameniza qualquer dor.
  • S Rod
    Nilson, uma parcela do povo foi midiotizada pelo PIG Vigarista.
  • clodoaldo
    A nossa oposição medíocre quer acabar com a assistência a esses povos (brasileiros) tão desassistidos por séculos, com a proposta de acabar com o Mais Médicos. Já acenaram, inclusive de no futuro, caso não consigam, iniciarem um processo parecido com o Mensalão e a Lava Jato, superlativando os valores em conjunto com investigações e julgamentos forçados.
  • Francisco
    Quantos médicos brasileiros, hoje, leem mais do que os livros didáticos da sua área e a Veja?
    Um dia seremos Cuba, não porque necessariamente “seremos comunistas”, mas porque teremos médicos, graduados ilustrados e homens que queiram o melhor para todos os povos.
  • Nilson
    O médico Cubano tem formação humanista , alguns médico do Crm brasileiro amputaria a mão do pescador Absalão.
  • edir
    Säo mesmo médicos e acima de tudo humanos !!!!
    Sonho um dia com uma medicina assim no Brasil todo, onde médico quer salvar vidas e curar enfermos esquecendo um pouco a ganancia pelo dinheiro.
  • Lu
    O mais chocante foi saber que o texto veio do jornal estadão
  • Lazlo Kovacs
    Vou escrever num papel velho os nomes de quem me costurou a boca.
  • Constante
    “Vá prá Cuba”, berravam os ignorantes coxinhas. Pobres coxinhas! Agora eles também vão querer ir prá Cuba, já que seus heróis americanos também estão indo!!
  • Lucas/PORTO ALEGRE
    Pois é…E aquele senador por Goiás e sua turma não queriam, não querem e continuam a não querer o Mais Médicos. Enquanto isso, graças à abnegação de médicos brasileiros e estrangeiros, localidades do “fim do mundo” e outras,nas cercas das capitais, a população tem um atendimento satisfatório. Não fosse por esse médico, o sangramento na mão do Absalão teria cessado e ele sobrevivido? Dificilmente.
  • Milton Ratoun narra com sensibilidade o que o título jornalístico soube captar.
  • Antonio Carlos Formaggio
    Como foi bom ver Fidel votando! Se tivéssemos uns 30 “Fidéis” neste país não estaríamos nesta miséria de “homens”, nesta barbárie política…
  • Re
    Que história bonita.
  • silva
    o brasileiro nao e mais analfabeto por falta de tempo pois se tivesse mais tempo seria mais analfabeto, 70% nao sabe interpreta o que ler, ao contrario de cuba onde nao tem analfabeto, mas o brasileiro sempre acha esparto ser coxinha analfabeto pela globo.
  • Helder Fernandes
    Em Cuba os médicos tiveram um grande médico como exemplo: Chê!
    • Yacov
      Em São Paulo temos o dr. alckmintiroso. ‘Ó céus, ò vida ….’
      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • opresalenosso
    A Crônica é muito bem escrita pois Milton Hatoum é um bom escritor e eleitor de Blablarina daí o porque de nenhuma palavra de elogio ao programa Mais Médicos do Governo Dilma.
  • Ary
    Somente na capital, Havana, havia, em 2008,em torno de 10.000 escritores. Dez mil!
  • MARSOTEIXEIRA
    Realidade e ficção. Muita coisa boa neste Brasil de meu Deus!!!!
  • Maria fátima
    O povo é de direita, mas quer os bens e benefícios de esquerda.
  • João Vieira Filho
    Um médico assim, me faz sentir vergonha da maioria dos nossos médico, que exibem o diploma como quem exibe uma bolsinha Louis Vuitton. Que medicina nada, no interior então, nem pensar. Melhor um consultório com ar condicionado de frente para o mar. A quase totalidade burros, mal sabem colocar um band aid, incultos, fraudadores. Tiveram seus cursos financiados pelo povo mais humilde quando estudaram em universidades publicas ou privadas porque os custos eram abatidos no IR.
  • ricardo silveira
    Bah! Não precisaria que todos os médicos fossem iguais a você, cubano, uns 30% ajudariam em muito mudar a cultura dos médicos formados por aqui, para o bem do povo brasileiro.
  • Jarauaca
    Se fosse em outra época ( a 15 anos) seria apenas mais uma história de pescador.
  • Lenir Vicente
    Emocionante ! O encontro às margens do Rio Negro, um grande escritor brasileiro, um pescador ferido e um médico cubano que lê Faulkner Uma história digna de Hemingwey..Uma história verdadeira sobre o Programa Mais Médicos.Nome apropriado para o doutor de Camaguey.
    • Yacov
      “O amor nos tempos do Cólera’.
      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
      • Yacov
        ‘Gabriel Garcia Marquez’, outro grande escrcitor que os coxinhas cabeça de planilha desconhecem.
        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • maria
    O Brasil estava ajudando a transição de cuba para a democracia e os Americanos, espertos que são, vieram roubar o protagonismo que é do Brasil. Eles querem aparecer no futuro como o País que viabilizou a abertura de Cuba o que é muito importante em estratégia geopolítica…mas a papagaida da Veja aqui, só sabe gritar “vai pra Cuba”…Os americanos perceberam a grande sacada política que é a redemocratização de Cuba e foram…menos 1.000 pontos para os midiotas!
  • janio ieso
    Uns dos maiores crime contra povo, e ainda é, o embargo americano contra o povo cubano.Mas são destemidos e lutadores.Obrigado povo cubano pelo seus médicos em nosso BRASIL.
  • jose walter
    É uma pena que nossos jovens estudantes de medicina só pensem em se formar para montar seu “CONSULTORIO PARTICULAR”
    • Yacov
      Se perguntar para 99% dos formandos em medicina do ‘breZeew’ eles não sabem quem foi FAULKNER, ABSALÂO, PEDRO NAVA e GUIMARÂES ROSA. Ou seja, dane-se a humanidade e os desígnios mais elevados da medicina, salvar vidas, o negócio é ganhar dinheiro, muito dinheiro… Viraram todos o DR. FAUSTO de Goethe, que obviamente, eles também não sabem quem é.
      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • Edmilson
    O Povo Brasileiro tem a elite mais ignorante do mundo, cuba estrategicamente via ser muito util ao Brasil. Agora, a elite que estuda em escola paga, não conhece a história de Cuba?? ´por isto, criticam a ilha, quando aos médicos do Brasil, estes só querem ficar com clinicas nas grandes cidades, simplesmente porque cobram até 400 reais uma consulta. Pior ainda, o mesmo médico que atende nos postos para fazer um lucrinho extra, mas só atendem bem no consultório particular. Afinal de contas, para estes, só rico merece viver.
  • Mas que belo, e humano, demasiadamente humano, relato, meu caro!!!
  • O JUIZ
    O que lemos acima, foi mais do que um relato, mas um verdadeiro romance.
    E daqueles que nos faz refletir sobre o próprio sentido da vida.
    Vimos o grau de cultura e sabedoria do Médico Cubano.
    Serve de lição, e todos sabemos para quem.
  • certamente o que acabo ler,e sentir o valor humano que ainda existe não faz parte na pobreza da vida de um coxinha na avenida paulista
  • Silvio - Sampa
    Trabalho numa UBS com duas médicas cubanas; nos demos muito bem desde o primeiro dia. Os demais colegas as evitavam, mas com o passar do tempo foram percebendo que além de profissionais competentes são muito cultas. Hoje convivemos em plena harmonia, a comunidade agradece.
  • Nena
    Muito emocionante esta estória e pensar que um irmão latino é mais culto e eficiente que todos os coxinhas “médicos” de S. Paulo. Bela narrativa.
  • Cuba preparou seu povo , deu-lhe educação, respeito pelo ser humano, respeito a cidadania e têm um povo que ama seu país a despeito das privações que passaram por meio século de embargo comercial, provocado pelos Estados Unidos.
  • Ivanildo Rodrigues
    Excelente narrativa
  • renato
    Então o estado de são Paulo ( jornal), serve para alguma coisa!!
    • Yacov
      Serve para várias coisas, emu camarada. De cara posso pensar em iniciar um fogo no acampamento, forrar gaiola de passarinho, limpar cáca de cachorro, embrulhar peixe … É mole, ou quer mais !?!? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ….
      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • Nilson
    Fico imaginando a potencia que Cuba se transformará sem o embargo e o Brasil presente no Porto de Mariel daqui a dez anos mais ou menos. A Direita espalha que o PT é comunista por insvestir na Ilha. O povo é muito ignorante e de direita ,feito pelo PIG. O povo foi moldado a ser do contra .
    • ismario menezes alves
      é isso mesmo o que esta acontecendo no brasil.
    • Plínio
      Com a ” Escola Grobo ” deseducando a mais de 5 décadas, e ainda conseguimos eleger a eita povo bom e danado de inteligente, salve o Brasil e o povo brasileiro !
    • Egberto
      E um grande canal ali do lado, Nicarágua, maior que o primeiro, à receber um fluxo de mais e maiores navios, boa parte chineses…
      Mas a oposição, e alguns amigos meus acharam um equívoco…
      É o Dragão Vermelho, estúpidos!
    • Lu
      É, Nilson, os golpistas odeiam quem pensa diferente deles, é proibido pensar, “quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando”
    • Lanie Lima
      Isso mesmo! E como devemos agir para eliminar essa nodoa tão perniciosa do nosso povo? Será que no Ministerio de Educação tem alguem, que por falar em cultura, teria poder para fazer publicar alguma coisa sobre Tiradentes? Onde estão as indicações sobre esse dia tão importante da historia brasileira? Historia também é cultura e das mais importantes! Quem não conhece sua historia não é patriota. Será porque que não conhecemos nossa historia, me pergunto?
    • Nádia
      Tem razão Nilson, fico pasma com a ignorância da direita. Será que eles não tem vergonha em ser tão ignorantes assim?
    • Ricardo
      Cuba será sim uma potência pelo fim do embargo dos USA, que é um país de direita e do qual nos afastamos. Mas fico feliz por admitir que a direita vai transformar Cuba.
    • Ricardo
      Nilson, eu sou povo, sou de direita, sou contra o PT e nem por isso sou ignorante.
      Agora o que você escreveu é de uma falta de inteligência que assusta.
      Cuba se transformará em uma potência exatamente pelas mãos de um país de direita, que irá fazer o que a tua esquerda não conseguiu fazer lá em 50 anos de poder.
      Olhando pra Cuba tenho certeza que o PT será ótimo longe do poder.
      • Nilson
        Ricardo, o governo Cubano investiu em educação , saúde, segurança, etc para todos, agora sim será implantado uma social democracia próximo aos irmaõs do Norte. O que seu Partido não prega aqui é o que o PT prega ,é a Social Democracia de hoje no poder e o PSDB é a UDN de 50 anos atras.
      • Yacov
        Já começou se contradizendo:como alguém pode ser do POVO e de DIREITA !?!? Já tomou o ser remédio hoje ?!?
        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
    • Giusepe
      Perfeito seu comentário……
  • Yacov
    O Médico Cubano salva a mão do pescador que consegue um crédito para comprar uma TV que agora ele pode ter, porque finalmente chegou energia elétrica em sua casa, e aí ele escuta o JN, compra uma arma e mata o Médico Cubano…
    Ces’t la vie …
    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
  • Nilson
    Yacov, a Globo mata a honra dos Cubanos com suas reportagens enviesadas e tendenciosas.e a turma do vem pra rua aplaude. Coxinhas .
  • Yacov
    A GLOBO e seu jornalismo-escuridão que mais esconde do que mostra, é o câncer do BRASIL, e para curar o câncer não precisa de quimioterapia e nem de remédios caríssmos, basta tirar o lixo industrial, ácido e gorduroso da sua alimentação e tomar muita ÁGUA da boa, alcalinizada e temperada com Magnésio, Bicarbonato de Sódio e Sal marinho, e tomar pelo menos 20 minutos de SOL por dia. Saia já da ESCURIDÃO globbboçal, e #VemTomarBanhodeSOL nos BLOGS sujos.
    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário