quarta-feira, 2 de julho de 2014

A COPA CONTRA A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL.

Reservas Estratégicas

Argentinos trazem campanha contra o fracking para Copa no Brasil

Imprimir
Sexta, 27 Junho 2014
Acessos: 111
Integrantes do movimento Argentina Sem Fracking participam de protestos contra as injustiças da Copa da FIFA e levam bandeira para dentro dos estádios
Ativistas da campanha Argentina Sem Fracking estiveram no Brasil para divulgar o movimento durante a Copa do Mundo que começou em 12 de junho e termina em 13 de julho. A estratégia foi aproveitar a grande visibilidade do evento para divulgar os riscos ambientais e o crime que representa a exploração de gás e petróleo pelo método de fracionamento hidráulico.
A equipe da Agência Petroleira de Notícias do Sindipetro-RJ encontrou com os argentinos na manifestação“Nossa Copa é na rua”, realizada no centro do Rio de Janeiro no dia da abertura do megaevento. Eles ostentavam uma bandeira com a foto do Papa Francisco segurando uma camiseta contra o fracking.
- Em novembro de 2013, viajamos ao Vaticano para ter um encontro com o Papa Francisco. Ele diz que está muito preocupado com a questão ambiental no mundo e que a próxima encíclica da igreja será sobre a questão ambiental. Fomos defender a realização de Tribunais Ambientais Internacionais para declarar os crimes ambientais do fracking como crimes de lesa a humanidade. Nesse contexto, o Papa aderiu a campanha – explica Juan Olsson, membro do movimento Argentina Sem Fracking, que explicou sua vinda ao nosso país:“Depois desse encontro no Vaticano, pensamos que o grande momento de concentração das atenções globais seria a Copa do Mundo no Brasil. E aí viemos para cá com o intuito de divulgar essa temática e trouxemos a bandeira contra o fracking. E foi muito legal conhecer os militantes da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso e do Sindipetro-RJ. E ver que já temos companheiros aqui no Brasil preocupados com a contaminação do fracking.”
Esse encontro casual entre os argentinos e petroleiros gerou bons frutos. A Tv Petroleira realizou um programa especial de 30 minutos sobre a temática do fracking com a participação dos ativistas da Argentina e, no dia 18 de junho, aconteceu um encontro entre militantes da campanha contra o fracking no Brasil e na Argentina. Um seminário para fortalecer essa articulação contra a implantação do fracking na América do Sul e seus graves danos ambientais deve acontecer no final de julho aqui no Rio de Janeiro, na sede do Sindipetro-RJ. A data ainda não está confirmada, mas divulgaremos no portal da APN.
Confira na íntegra programa da Tv Petroleira sobre a luta na Argentina contra o fracking.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário