quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

UNIDOS PELA REFORMA.

Altamiro: Sociedade e governo devem se unir pela reforma da mídia

Escrito por: Iberê Lopes e Joanne Mota
Fonte: Vermelho

No final do mês de janeiro, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) voltou a debater as reformas estruturais e democrátricas (política, urbana, mídia, educação, saúde, tributária e agrária) destacando a centralidade e o porquê delas serem tão importantes para o avanço da democracia e o desenvolvimento do país.

Dentre as reformas, a da mídia está no centro do debate. O jornalista Liderança do PCdoB na Câmara e colaborador da Rádio Vermelho, Iberê Lopes, falou com Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que fez breve reflexão sobre em que pé está essa luta.
Ao falar sobre a guerra midiática contra as forças populares e progressistas, Altamiro Borges lembrou do papel jogado pela mídia conservadora durante as eleições em 2014. "A mídia monopolista, controlada por sete famílias, exacerbou nas eleições. Ela jogou tudo para tentar derrubar a Dilma, mas foi ela quem saiu derrotada".
Ele acrescenta que esse movimento acabou impulsionando uma resposta da presidenta Dilma que, pela primeira vez, falou em regulação econômica para o setor. "Aparentemente, a presidenta Dilma, finalmente, resolveu enfrentar esse debate na sociedade. Então, ela tem falado, insistentemente, na ideia de uma regulação econômica da mídia, isso abre caminho para discutirmos os monopólios. Ela indicou um ministro que está comprometido com essa bandeira há algum tempo", ponderou Altamiro Borges, que também é secretário de Mídia do PCdoB.
Altamiro Borges ainda destacou que o momento se mostra mais favorável para os movimentos que lutam pela regulamentação do setor, já que a presidenta deu sinais que favorecem a luta pela reforma dos meios de comunicação. No entanto, destacou que sem a mobilização e pressão da sociedade, essa pauta não conseguirá avançar.
Ouça também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário