terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A PETROBRÁS QUE O PIG QUER DESTRUIR...

Reservas Estratégicas

Petrobrás ganha o “Oscar” no estrangeiros e duas CPI’s no Brasil

Imprimir
Sábado, 07 Fevereiro 2015
Acessos: 36
O cúmulo do ridículo, enquanto a Petrobrás recebe o que é considerado o “Oscar” da indústria do petróleo, OTC (Offshore Tecnology Conference 2015), o “novo” Congresso Nacional aprova a segunda CPI para investigar a corrupção na empresa.

E mais, o procurador Geral da República vai aos EUA rastrear dinheiro da corrupção da empresa. A Polícia Federal, através da “Operação Lava a Jato”, “investiga” diuturnamente a empresa. A mídia, que não divulgou o prêmio recebido pela Petrobrás, mantém em destaque permanente notícias negativas da companhia.
O petroleiro exige que todo os corruptos e corruptores vão para a cadeia e que seus bens sejam confiscados. E que venham quantas CPI’s forem necessárias, aliás, enquanto a empresa sofre uma verdadeira devassa, os trabalhadores da companhia além de ganharem o “Oscar” da indústria do petróleo, aumentaram a capacidade de refino, levaram a Petrobrás a ser a primeira do mundo na produção de óleo e a quarta na produção de óleo e gás. E o pré-sal já produz 700 mil barris por dia, o suficiente para abastecer países como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru. Parece que a investigação estimula o petroleiro!
Agora o que achamos muito suspeito é a postura da Justiça, do Procurador Geral da República, do próprio Ministério Publico e da Polícia Federal. Será que eles estão com problema de efetivo porque só investigam a Petrobrás?
No governo de Fernando Henrique Cardoso do PSDB tínhamos o Procurado Geral da Republica, que era conhecido como “engavetador”, tínhamos uma Polícia Federal sucateada com problema de efetivo, e a imprensa chegou a divulgar que faltava até gasolina nos carros da polícia. E agora o que está faltando para esclarecer denúncias tão graves tanto quanto a corrupção na Petrobrás, como o mensalão do PSDB que já está prescrevendo. Será que é isso que estão esperando a prescrição dos crimes? A sociedade quer saber também quando vai ser instalada a CPI da “Lista de Furnas”, do “Propinoduto do metrô de São Paulo”, da sonegação no Imposto de Renda da Globo, do Aeroporto de Claudio, da compra de Votos para a reeleição de FHC, da Sabesp, da privataria tucana, entre outras.
Se os chefes dessas instituições estão mancomunados com alguma maracutaia, cabe aos membros dessas intuições fazerem como o petroleiro, enquanto alguns dirigentes da Petrobrás roubavam a ampla maioria dos petroleiros trabalhava, os resultados da companhia comprovam isso. Essas instituições não são autônomas e independentes do governo? A Polícia Federal, por força das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 144 da Constituição Federal, tem a missão de apurar significativa parcela das condutas criminosas dos chamados desvios de recursos públicos ou práticas de corrupção. Não consta como atribuição da Policia Federal investigar só a Petrobrás.
Será que as intuições brasileiras estão a serviço daqueles que Mauro Santaynna denominou de “Canalhas” que querem destruir a Petrobrás ou de golpistas que querem usar a Petrobrás para tirar Dilma do governo? Eu gostaria de acreditar que não! A sociedade quer continuar acreditando nas Instituições brasileiras, por isso exige outra postura! 
Fonte: Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário