sábado, 21 de janeiro de 2012

UM TRÁGICO ACIDENTE PARA NÃO SER ESQUECIDO


Desastre de Bhopal: por dentro do que aconteceu

Na madrugada do dia 2 para o dia 3 de dezembro de 1984, acontecia o maior desastre da indústria química na história. 40 toneladas de isocianato de metila se dispersavam pela cidade a partir de uma fábrica de pesticidas localizada no coração da cidade indiana Bhopal. Milhares de pessoas morreram naquela madrugada e outras centenas de milhares sofrem as conseqüências até os dias de hoje.

Na época, a Union Carbide, responsável pela planta causadora do incidente, se negou a fornecer informações sobre a natureza do gás liberado, o que dificultou o diagnóstico por parte dos médicos e potencializou uma tragédia que poderia pelo menos ter sido amenizada não fosse a atitude negligente da corporação. Posteriormente, a empresa foi condenada a pagar indenizações às famílias, as quais não foram totalmente quitadas até hoje e culminaram com a falência e venda do espólio da Union Carbide à norte-americana DOW Chemicals, a maior indústria química do mundo, em 2001.

Embora a Union Carbide tenha sido incorporada pela DOW, esta se nega a arcar com os passivos ambientais deixados pelo desastre, como a contaminação da água e das pessoas da região. Veja como era a região, a fábrica é a construção branca no centro e a cidade está ao redor:

O isocianato de metila era uma molécula muito interessante na indústria química mundial por substituir os CFC´s, conhecidos por serem responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Sua alta toxicidade no entanto era desconhecida ou pouco conhecida, o que também determinou grande impacto pela falta de tratamento a essa espécie.

Do ponto de vista toxicológico, o isocianato de metila pode agir por via inalatória ou pelo trato gastro-intestinal. Na primeira hipótese, o gás entra pelo pulmão e cai diretamente na corrente sangüínea, proporcionando toxicidade mais elevada do que na segunda hipótese, na qual a substância precisa ser primeiramente dissolvida na saliva para depois ser ingerida e caminhar até ser absorvida pelo duodeno e entrar na circulação sangüínea. Na verdade, essa substância não é o agente tóxico; há uma reação entre a s-glutationa e o isocianato de metila, que gera um produto chamado n-benziloxicarbonil-dimetilester. Este sim é agente tóxico, já que desnatura as estruturas secundárias e terciárias das enzimas ao reagir com os radicais sulfidrilas em aminoácidos do tipo cisteína. As enzimas perdem sua função biológica e levam o indivíduo à morte em poucas horas.

Fisiologicamente, há obstrução dos bronquíolos levando a sufocamento, náuseas, vômito, dor abdominal, hemorragia, aborto, fraqueza, tremores, perda de audição, vertigem e coma. É uma substância altamente tóxica, figurando entre as 20 mais tóxicas que se tem conhecimento.

Acreditava-se que ao se liberar o gás, o mesmo em contato com a água se decomporia em dois produtos inertes e estáveis. Porém, não foi o que aconteceu e coloca-se a culpa nos dois operários que manuseavam a válvula de segurança no momento do acidente. É como aquela frase que foi usada pela mídia à época do acidente do vôo JJ3054 da TAM: "morto não se defende".                                                                                                            

4 comentários:

  1. OS GRANDES ACIDENTES SÃO CONSTANTES E AS CRISES CAPITALISTAS AGRAVAM E AUMENTAM A SUA CONSTÂNCIA,NÃO FOI DIFERENTE NO ALASKA COM O PETROLEIRO "EXXON VALDEZ",DO VAZAMENTO DA BP NO GOLFO DO MÉXICO,E MAIS RECENTEMENTE NA BACIA DE CAMPOS. NO CASO DA TKCSA TODO DIA SE REPETEM VAZAMENTOS,EM AÇÚ MILÍCIAS AMEAÇAM MORADORES TRADICIONAIS;A CONSTRUÇÃO DO COMPERJ MOSTROU O CAMINHO TOMADO PELA PETROBRÁS,COMO NO PASSADO JÁ OCORREU NO VAZAMENTO DA REDUC,ONDE O DENUNCIANTE FOI O ÚNICO QUE ACABOU PROCESSADO. AS AMEAÇAS SE REPETEM COM A TKCSA E NAS AGENDAS 21 DO COMPERJ,ONDE ATÉ MESMO A REBAL ,NO RJ,ABRAÇADA COM OS INTERESSES ECONOMICOS COLABORA COM A PETROBRÁS NO DESMONTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ATRAVÉS DAS ONGS PATROCINADAS PELA ESTATAL.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Maricá corremos os mesmos riscos,talvez até em maior nível de risco,visto que são diversas instalações de elevado risco de acidentes,poluição e tragédias....Tudo sob o beneplácido dos amigos do Quaquá e da Petrobras/Comperj.Nós da verdadeira agenda 21,a comunitária, sempre nos posicionamos contra essa farsa.

    ResponderExcluir
  3. Nós do CONCRECOMPERJ,Conselho Comunitário Regional do Comperj lamentamos que algumas instituições tenham sido cooptadas pela Petrobrás e estejam participando de ferramentas de referendação dos interesses da Petrobrás como a agenda 21 do Comperj. Esta na hora de acordar e se juntar aqueles que realmente defendem os interesses que não os seus próprios.

    ResponderExcluir
  4. O CAM está junto das legítimas entidades comunitárias contra a farsa da agenda 21 Comperj....Juntos

    ResponderExcluir