sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Controle Social.

Seminário debate controle social sobre a indústria extrativa ImprimirE-mail

Publicada em 05/01/12 13:22
Visualizações : 15


Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro o IBASE sediou um seminário latino-americano para debater o controle social sobre as indústrias extrativas da região.

O seminário contou com a presença de participantes do México, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Brasil. Foram discutidos mecanismos de controle social sobre a indústria extrativa buscando a construção de uma estratégia pós-extrativista para a região.

Há muitas similitudes entre as experiências desses diferentes países, em especial que todos, sem exceção, vivem hoje um boom minerador e petroleiro. A alta dos preços das commodities lançou a maioria dos países da região numa renovada “corrida pelo ouro”, a diferença é que além de ouro, essa corrida busca minério de ferro, petróleo, cobre e o que mais se conseguir extrair do subsolo com alta lucratividade.

Além disso, esses países encontram-se em um novo momento dessa sanha extrativista. Ao contrário do período onde a lógica era privatizar os recursos e entregar as riquezas do território para empresas estrangeiras, hoje há uma tendência a nacionalização dos recursos e das rendas derivadas do extrativismo petroleiro e mineiro. Isso, no entanto, não é um alento para aquelas organizações que criticam a expansão do extrativismo.

A Rede Latino-americana sobre a Indústria Extrativa (RLIE) fará sua próxima reunião em Bogotá e pretende participar do Fórum Social Temático em Porto Alegre. Seu objetivo principal para o primeiro semestre de 2012 é garantir que a perspectiva pós-extrativista, ou seja, que a defesa de sociedades menos dependentes do extrativismo se apresente com força e visibilidade na Cúpula dos Povos da Rio+20, que ocorrerá em junho desse ano.
Fonte: Observatório do Pré-Sal

Um comentário:

  1. Essa é a luta do CCM em Maricá,pricipalmente contra os vendidos e picaretas da Agenda 21 do Comperj.

    ResponderExcluir