sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Será que funciona.....

Empresário de Caxias do Sul oferece tecnologia para limpar vazamentos de petróleo ImprimirE-mail

Publicada em 05/01/12 13:16
Visualizações : 10
Segundon empresa, fibra de Polipropileno absorve material poluente e limpa ambientes aquático e arenoso em minutos
Uma sequência de desastres ambientais originados do vazamento de petróleo tem causado polêmica sobre os métodos de extração do combustível no Brasil. Acidentes como os da Bacia de Campos, provocado pela Chevron em novembro, e o mais recente ocorrido em Angra dos Reis, no dia 19 de dezembro, envolvendo uma prestadora de serviços da Petrobras, mostra os perigos da extração do produto sem as medidas de segurança adequadas.
Pensando nisto, a Union Fibras, empresa de Caxias do Sul, desenvolveu uma fibra de polipropileno que, pelos testes da empresa, mostra excelentes resultados na absorção de petróleo em ambientes aquático e arenoso.
Segundo a Union Fibras, a Thinfiber, como é chamada, pode absorver até 15 vezes o seu peso de material poluente, ao mesmo tempo em que é hidrofóbica, ou seja, incapaz de absorver água.
Testes feitos dentro da Union Fibras mostram que a Thinfiber é capaz de absorver grandes quantidades do material poluente em menos de dois minutos. “A Thinfiber flutua indefinidamente mesmo com o material absorvido. Além disto, possibilita a recuperação dos resíduos coletados e da própria fibra”, explica Cláudio Chaves, diretor da empresa. O produto é indicado para recolhimento de combustíveis e óleos lubrificantes em água, terra, areia e ambientes internos.
Para os fabricantes da Union Fibras, além de ser uma solução economicamente viável, por ser mais barata que outros materiais, a Thinfiber é mais ecológica, pois é reciclável, ao contrário da fibra tradicional. A direção da empresa também defende que o produto é mais higiênico, por não permitir a proliferação de fungos e bactérias, e inofensivo à saúde de quem instala e utiliza.
Fonte: Luciane Rocha Martins, Info e TI; editado pela Agência Petroleira de Notícias

Um comentário: