segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

FALA JUCA...

Juca na posse:
Cultura exige Comunicação !

O Brasil é o país do remix, de Jesus e de Oxalá !

O Brasil de Jesus e de Oxalá, de N. S. Aparecida e do Opô Afonjá


O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, assumiu o cargo oficialmente nesta segunda-feira (12). Em seu discurso de posse, o novo responsável pela pasta destacou o momento especial que o Brasil vive, com a definição da Presidenta Dilma Rousseff de que a Educação será sua prioridade no segundo mandato. O ministro também ressaltou que a Comunicação é essencial à Cultura

Juca Ferreira confirmou a importância do fortalecimento das relações culturais do Brasil e do enfrentamento à segregação cultural, além de ressaltar que o Brasil é o país do remix. 

“Afirmaremos definitivamente o Brasil como uma potência estética global, surgida do encontro entre todas as humanidades, da orgulhosa mestiçagem das culturas que aqui coexistem e que mutuamente se transformam neste nosso país do remix”, discursou.

O novo ministro foi aplaudido ao citar a PEC da Cultura, a proposta que prevê repasse anual de 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento dos estados e do Distrito Federal e 1% do orçamento dos municípios, de receitas resultantes de impostos, para a cultura. “Seria um grande passo conquistarmos essa aprovação”, disse o ministro.

Procultura – Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – também foi citado no discurso de Juca Ferreira. O programa será o sucessor da Lei Rouanet e trará um novo modelo de financiamento federal à cultura, com mudanças no mecanismo de incentivo cultural por meio de renúncia fiscal. 

“A cultura brasileira não pode ficar dependente dos departamentos de marketing das grandes corporações. Queremos mais investimento na cultura e esta também deve ser uma das responsabilidades sociais da iniciativa privada. Mas queremos que essa conta seja paga com responsabilidades partilhadas”, declarou.

Juca Ferreira ressaltou a importância do pré-sal nos futuros recursos para o ministério. “Como disse o rapper Gog, o pré-sal é o nosso pré-sol”.

No final de seu discurso, o novo ministro exaltou a diversidade cultural do país. “O Brasil de Jesus e de Oxalá, de Tupã e de Yara, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Iemanjá e de Oxum. Do acarajé e do tucupi. Viva o povo e a cultura brasileira!”, finalizou o ministro.

Juca Ferreira assume a pasta pela segunda vez. Em 2008, ele substituiu o então ministro Gilberto Gil. Nos últimos dois anos Juca foi secretário municipal de Cultura de São Paulo, no Governo de Fernando Haddad.   


João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada



Assista abaixo a íntegra do discurso do novo ministro da Cultura, Juca Ferreira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário