quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CRIME CONTRA A HUMANIDADE.

CNV: se é crime
contra a humanidade,
Lei da Anistia acabou

CNV não tem coragem de exigir o fim da Lei da Anistia, mas abre o caminho.
A Comissão da Meia Verdade não teve coragem de enfrentar os militares vencedores de 1964.

A Comissão da Meia Verdade tirou da tomada a conexão da cadeira do dragão e, de uma forma bem brasileira, macunaímica, entregou à sociedade o dever irremediável de condenar os generais torturadores.

O ansioso blogueiro contempla o Dia Universal dos Direitos Humanos, desde Buenos Aires.

E aqui, com vergonha de ser brasileiro, reproduz o texto desta Folha torturadora, a Folha de São Paulo, sobre o papel covardemente conciliador da CVN:


Em tempo: quando o Supremo Tribunal Federal – que materializou o crime de anistiar a Lei da Anistia – for julgar o primeiro processo que reveja a Lei da Anistia, o relator sorteado será Gilmar Mendes. 


RELATÓRIO AFIRMA QUE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE FORAM SISTEMÁTICOS


A Comissão Nacional da Verdade determinou, em relatório final divulgado nesta quarta-feira (10), que 377 pessoas são responsáveis pelas graves violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.


O trabalho do grupo incluiu dentre os culpados pelas mortes, torturas, desaparecimentos forçados, ocultações de cadáveres e prisões arbitrárias os cinco generais que presidiram o país durante o regime, ministros, além de outros militares e policiais diretamente envolvidos na repressão política.


No documento, entregue nesta manhã no Palácio do Planalto à presidente Dilma Rousseff (que foi presa e torturada pelos militares), os seis comissários afirmam que as práticas foram “crimes contra a humanidade” e fizeram parte de uma política sistemática, que funcionou durante os 21 anos de ditadura.


Essa conclusão contraria o argumento, usado pelas Forças Armadas desde os anos 1960 e refletido em parte da historiografia sobre o tema, de que os abusos eram marginais e obra de um grupo pequeno de radicais.


“Na ditadura militar, a repressão e a eliminação de opositores políticos se converteram em política de Estado, concebida e implementada a partir de decisões emanadas da presidência da República e dos ministérios militares. Operacionalizada através de cadeias de comando que, partindo dessas instâncias dirigentes, alcançaram os órgãos responsáveis pelas instalações e pelos procedimentos diretamente implicados na atividade repressiva, essa política de Estado mobilizou agentes públicos para a prática sistemática de detenções ilegais e arbitrárias e tortura, que se abateu sobre milhares de brasileiros, e para o cometimento de desaparecimentos forçados, execuções e ocultação de cadáveres”, diz o documento.


(…)



Leia mais:

DILMA SE EMOCIONA AO RECEBER RELATÓRIO DA COMISSÃO DA VERDADE


ERUNDINA: COMISSÃO FOI COVARDE EM NÃO ENFRENTAR MILITARES


Nenhum comentário:

Postar um comentário