sexta-feira, 30 de maio de 2014

GREVE :TERCEIRIZADOS DA PETROBRÁS.

Reservas Estratégicas

Terceirizados do Edifício Sede da Petrobrás aprovam greve unificada para 2 de junho

Imprimir
Domingo, 25 Maio 2014
Acessos: 430
Trabalhadores da Luso e da IMC estão juntos nessa mobilização

Os trabalhadores da Luso Brasileira locados no Edifício Sede da Petrobrás, em conjunto com os funcionários da IMC, aprovaram uma greve unificada dos terceirizados do Edise-Petrobrás para dia 2 de junho. Neste sábado, o representante  da Luso Brasileira, Marcos Lira, compareceu para dar explicações, mas novamente não trouxe uma cópia da convenção de trabalho deles. A Luso só avançou parcialmente em um ponto da pauta de reivindicação, que passaria a cobrar 10 reais por cada consulta realizada no Plano de Saúde da empresa. Antes, o desconto era de 25% do valor da consulta. Os trabalhadores insatisfeitos avaliaram consensualmente que a proposta apresentada não contemplava a demanda e decidiram encaminhar a realização da paralisação.
Na mostra da crueldade dos patrões, os empregados da Luso foram obrigados a se reunir do lado de fora do Edise, sob chuva, pois os petroleiros que vem apoiando a mobilização foram impedidos de entrar na Petrobrás. Essa truculência elevou o nível de indignação dos presentes na assembleia. Os diretores do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella e André BucaresKy, manifestaram o total apoio dos petroleiros à luta dos terceirizados, inclusive garantindo a estrutura necessária à mobilização destes trabalhadores tão precarizados. Os petroleiros ainda informaram que receberam denúncias de que a gerente geral da Luso no Edise, Eloisa, está promovendo ameaças aos funcionários da limpeza, chegando a apontar possíveis devoluções e demissões de trabalhadores. Na assembleia, os trabalhadores declararam que não aceitarão qualquer tipo de punição e que qualquer medida nesse sentido levará a instalação de greve imediatamente.
Veja a pauta completa de reivindicações dos trabalhadores da Luso Brasileira apresentada na reunião com o diretor Marcos Lira no dia 24/05/2014:
1 – Pagamento de adicional de Insalubridade.
2 – Revisão da porcentagem de desconto de 25% no plano de saúde. Fixando um valor de cobrança pra não prejudicar a condição financeira do trabalhador.
3 – Revezamento de trabalho aos Sábados.
4 – Respeito aos trabalhadores da empresa por parte da funcionária Daniele que não respeita sequer as ordens superiores.
5 – Direito ao uso das copas nos andares.
6 – Liberdade de trabalho. Em função de perseguições injustificáveis. Sem que haja qualquer ameaça de punição.
7 – Revisão do adicional noturno dos trabalhadores.
8 – Os funcionários da noite reivindicam o direito que a lei faculta de não trabalhar em dias de feriados.
9 – Direito ao uso do plano de saúde sem nenhuma perseguição patronal. Pois doença não veio pra dar em poste.
10– Nenhuma perseguição aos trabalhadores que fazem reivindicações.
11 – Nenhuma discriminação a nenhum dos 10 membros da comissão. Pois esses foram eleitos pelos trabalhadores do Edise e fazem a transmissão de suas reivindicações junto a diretoria da Luso.
12 – Saber por quê não esta mais sendo sorteado o prêmio de melhor funcionário do mês e o que esta sendo feito desse prêmio ? E se está sendo sorteado por quê então as escondidas ?
13 – Liberdade pra colocar informativos no quadro de aviso sem que nada seja retirado. Já que este ato esta préviamente autorizado pelo diretor Marcos Lira e pelo fiscal Marcos Leite.
14 – Acréscimo na recarga do ticket e vale transporte ao funcionário que fizer hora extra
15 – Compensação das folgas a critério dos funcionários.
16 – Saber quando será entregue os tickets alimentação já que foi reivindicado essa mudança.
17 – Por quê funcionário agora tem que ser tratado como robô andando com lista de tarefa pendurada no pescoço sendo que ninguém é criança e nem vaca pra andar com coisa pendurada e por quê essa mesma lista só fala de obrigações e não de direitos como o horário de almoço ? Temos que trabalhar direto sem respirar ?
18 – Saber se a empresa recebe PL e não esta repassando aos funcionários ?
19 – Reclamar do responsável do setor de qualidade da empresa de nome Marcelo que esta hà alguns dias no Edise influenciando os encarregados a maltratar os funcionários.
20 – Reclamar dos encarregados Adalbérico, (Beto), que esta falando mal de todos os funcionários pra encarregada substituta criando um clima ruim no setor e também reclamar da encarregada Brasilite que maltrata os funcionários da tarde e recentemente fez com que uma funcionária, (dona Rejane), fosse devolvida injustamente.
21 – Saber por quê a empresa não fornece uma cópia do acordo coletivo aos funcionários e também da tabela de salários para conhecimento de todos ?
22 – Pagamento de hora-extra por trabalho aos domingos e feriados;
23 – Garantir vale-transporte para trabalhadores com deficiência;
24 – A empresa se comprometer a não mudar de forma forçada os trabalhadores da noite para o turno da manhã;
25 – Reajuste salarial de 37%, garantindo o mesmo ganho dos trabalhadores da Comlurb que fazem parte da mesma categoria de Asseio e Conservação dos da Luso.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Fotos: Rafael Duarte / Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário