terça-feira, 18 de junho de 2013

Juntos na luta pelo transporte coletivo digno


O Sindipetro-RJ e o Conselho Comunitário de Maricá se solidarizam com a luta contra o preço das passagens e a péssima condição do transporte coletivo no Rio de Janeiro e região metropolitana, reforçando a convocatório dos organizadores do movimento: todos ao Maracanã nesta quinta-feira (20), às 14h.
Repudiamos, também, a manipulação dos empresários, governantes e parte da imprensa, que tenta criminalizar a justa luta da juventude e da população trabalhadora, tratados como “vândalos e baderneiros”, embora estejam apenas exercendo o direito de revindicar melhores condições de transporte.
Por trás dessa luta, que já se estende de norte a sul do país, está a indignação de um povo que vem sofrendo no dia a dia com a espera interminável nos pontos de ônibus, viajando como sardinha em lata em ônibus, trens, barcas e metrô, gastando horas intermináveis nos engarrafamentos e muitas vezes quase a metade do salário por mês em condução.
Entendemos que a luta em favor do controle público e estatal do nosso petróleo tem tudo a ver com a questão da mobilidade urbana. O combustível para o transporte urbano deve ser subsidiado pelo Estado brasileiro, a partir de um projeto que vise oferecer condução barata e de qualidade para toda a população, desestimulando o uso do transporte individual nas cidades.
O Sindipetro-RJ e o Conselho Comunitário de Maricá  fazem um chamado ao movimento sindical do Rio de Janeiro, no sentido de que se integre a essa luta que é de todos nós. Estamos abertos ao debate e convidamos sindicatos e centrais sindicais a estar presentes, na terça-feira próxima, dia 18 de junho, na plenária estadual da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, onde pretendemos aprofundar essa discussão. Será na Avenida Passos, 34, às 18 horas.
Todo apoio à luta por transporte coletivo barato e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário