quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Senadores ouvem Chevron sobre vazamento na Bacia de Campos

Representantes da petrolífera multinacional Chevron foram ouvidos em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) em conjunto com a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).
No encontro, foram debatidos os danos ambientais causados pelo vazamento de óleo proveniente do acidente ocorrido na plataforma Sedco706, utilizada pela companhia norte-americana, no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
O vazamento começou no dia 7 de novembro e, desde então, Chevron e autoridades ambientais divergem sobre a quantidade de petróleo que chegou à superfície do oceano.
Nesta segunda-feira (28), o Ministério Público Federal (MPF) em Macaé instaurou três novos inquéritos civis públicos. O primeiro vai apurar impactos do acidente sobre a atividade pesqueira dos municípios fluminenses de Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus e Rio das Ostras. O segundo vai investigar a omissão do Ibama em elaborar os planos regionais e nacional de contingência. E o terceiro vai analisar a precariedade da fiscalização conduzida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O vazamento no Campo do Frade ocorre no momento em que o Congresso Nacional discute uma nova redistribuição dos royalties do petróleo. Um dos argumentos dos parlamentares representantes dos estados produtores de óleo e gás é justamente a necessidade de compensação financeira em virtude dos riscos ambientais gerados pela atividade de exploração petrolífera.

(Extraído de: JurisWay  - 29 de Novembro de 2011)
(Da Redação / Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário