terça-feira, 13 de março de 2012

Até quando....

Atingidos por barragens preparam mobilizações no RJ ImprimirE-mail

Publicada em 12/03/12 17:07
Visualizações : 25

Centenas de atingidos e atingidas por barragens estarão mobilizados na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de março, para reivindicar seus direitos, denunciar o atual modelo energético e apoiar a luta dos trabalhadores do setor elétrico. A mobilização é parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que comemora o 14 de Março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

Para o MAB, o modelo energético brasileiro, pautado na produção de energia através da construção de grandes barragens, tem causado imensuráveis prejuízos sociais e ambientais para as populações atingidas e a toda a classe trabalhadora. “O Estado brasileiro planeja as hidrelétricas, concede as licenças ambientais, libera financiamentos públicos para construir as obras. Porém, até hoje o Estado não tem uma política de tratamento às populações atingidas”, afirma Joceli Andrioli, da coordenação nacional do movimento.

Como parte das mobilizações no Rio de Janeiro os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa da Energia farão o lançamento da campanha “Todos pela Energia”, na terça-feira (13), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal. Com a campanha, o MAB, o MST, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a CUT, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e o Sindipetro-RJ, entre outros, defendem a renovação das concessões do setor elétrico e se colocam contra a privatização da energia.

Entre outras atividades, para o dia 14 está previsto um ato unificado entre os trabalhadores do setor da energia e diversas organizações do campo e da cidade. O ato unificado será às 15 horas, na Igreja da Candelária e o objetivo é reivindicar o cancelamento de novos leilões do petróleo e a efetivação do Fundo Social do Pré-Sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário