segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO EM PORTO ALEGRE.

Nacional

FST 2014: o petróleo e as novas fontes de energia

Imprimir
Quarta, 22 Janeiro 2014
Acessos: 199
"Geopolítica do petróleo e a necessidade de mudança da matriz energética" foi o tema do segundo debate promovido pelos petroleiros no Fórum Social Temático de Porto Alegre.
Na tarde desta quarta-feira (22), os diretores do Sindipetro-RJ Emanuel Cancella, José Maria Nascimento e Edison Munhoz denunciaram a entrega do nosso petróleo e apontaram as perspectivas de transição para uma nova matriz energética.
"Enquanto as guerras contemporâneas têm como pano de fundo o petróleo, nossos governantes entregam a preço de banana, a maior descoberta da Petrobrás e um dos maiores campos de petróleo do mundo: 15 bilhões de barris de petróleo, uma riqueza estimada em mais de 1 trilhão de doláres vendida por 15 bilhões de reais", denunciou Cancella.
O diretor-geral do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros ainda afirmou a necessidade de transição para novas fontes de energias. "O petróleo pode ser a salvação, financiando uma nova matriz energética. No Brasil, por ser um país tropical, podemos utilizar a energia solar, bacias hidrográficas, eólica etc. Precisamos ter uma política voltada para isso e dinheiro para financiar essa mudança. Nós defendemos o uso do petróleo de forma mais racional e que seus recursos possam, também, financiar outras formas de produção de energia", concluiu.
José Maria, por sua vez, alertou sobre a tentativa de sucateamento e o processo de desinvestimento na Petrobrás, "a fim de desestabilizar economicamente a empresa e justificar a privatização do nosso petróleo".
E Edison Munhoz encerrou o debate criticando a mídia por "servir única e exclusivamente a interesses corporativos e patrocinar a entrega da maior riqueza do Brasil para petroleiras estrangeiras".

Camilla Alves,
Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário