quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MANIFESTAÇÔES CONTRA OS DESGOVERNOS.

Questões Urbanas

Vítimas das enchentes protestam nesta quinta, 19, no centro do Rio

Imprimir
Terça, 17 Dezembro 2013
Acessos: 14
A manifestação é organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Guanabara. Confirmada a participação de moradores de Acari, Vigário Geral e Complexo do Alemão.

O Comitê reuniu farta documentação, com vídeos e fotos das áreas atingidas. A maior parte dos prejuízos é atribuída à má utilização das verbas liberadas pelo governo federal ao estado e municípios. Existem denúncias de “falta de planejamento e de participação popular na definição das áreas a serem beneficiadas por obras e projetos, desperdício dinheiro público, remoções arbitrárias e indenizações irrisórias provocadas por obras do PAC, do Morar Carioca e do Prosam” – conforme relatório.
Participam do ato público agricultores familiares de Cachoeiras de Macacu, ameaçados de remoção pela construção de mega-barragem para abastecer a refinaria da Petrobras/Comperj. Também pescadores artesanais. Eles asseguram que a dragagem da Baía da Guanabara está contaminando a lama com metais pesados que são “lançados na entrada da baía, poluindo as praias e prejudicando a pesca.
O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Guanabara recebeu na semana passada a visita da Relatora da ONU para Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque. Em São João de Merití e no Complexo do Alemão ela viu de perto os riscos a que estão expostos os moradores e constatou a ineficiência das obras em andamento. No dia 19, Catarina  deverá entregar seu relatório na sede da ONU.
O ato está previsto para começar às 13h30, na quinta-feira, 19. Ponto de encontro: Avenida Presidente Vargas, 2655 - Cidade Nova, no Rio.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário