sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Democratização da Comunicação

Parlamentares e representantes de movimentos sociais debateram, na Câmara Federal (DF) o marco regulatório nas comunicações e lançaram a campanha "Para Expressar a Liberdade"
 


Em comemoração ao Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, a Frentecom e o FNDC promoveram ontem (18), na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma audiência pública que debateu a liberdade de expressão e a urgência de um novo marco regulatório nas comunicações. Além de lançar a campanha nacional “Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo”, as entidades cobraram o compromisso do governo em colocar o tema sob consulta pública.

Após três anos da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em que 600 propostas foram aprovadas na ocasião e que se tornaram objeto de estudo para formulação de leis, as resoluções ainda não saíram do papel. “Este evento é o primeiro grande evento após a Confecom. Precisamos estreitar cada vez mais nossos esforços, juntamente com as entidades aqui presentes, para que os trabalhos avancem no sentido da democratização da comunicação”, afirmou a deputada Luiza Erundina, que presidiu a audiência.

Segundo a secretária de comunicação da CUT Nacional e coordenadora do FNDC, Rosane Bertotti, para combater a formação de monopólios e oligopólios da mídia, essa questão precisa ser levada à população em geral. “Temos que ir às portas de fábricas, ao campo, às escolas fazer esse debate. A sociedade precisa entender que a comunicação é o seu pão diário”, declarou.

O deputado Jean Wyllys também criticou a postura do governo pela ausência de políticas públicas que enfrentem definitivamente o poder das grandes empresas de comunicação. “A comunicação concentrada nas mãos de poucas famílias vai contra o progresso e a democracia no país”, e completou, “não podemos tratar a mídia como uma parte ‘descolada’ da sociedade”.

Após a audiência, os manifestantes realizaram um "escracho" em frente à sede do Ministério da Comunicação para protestar contra a inação do governo diante da mídia hegemônica. Diversas placas com mensagens sobre o direito à comunicação foram deixadas no lugar.

A campanha “Para Expressar a Liberdade” é uma iniciativa de diversas organizações sociais com o objetivo de construir novos passos e exigir uma nova lei para a comunicação no país. Uma lei que tenha novos valores e que permita uma ligação com o povo brasileiro, com seus interesses, objetivos, sonhos e esperanças.
 

fonte: apn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário